ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 204-1


Poster (Painel)
204-1Descoloração do corante Azul Brilhante de Remazol (RBBR) por leveduras isoladas de água e moluscos do Rio Subaé – Bahia.
Autores:Silva, L.A.S. (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA) ; Alcântara, T.A.P. (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA) ; Cazetta, M.L. (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA)

Resumo

A poluição do meio ambiente por efluentes industriais tem aumentado gradativamente nas últimas décadas, tornando-se um grave problema social e ambiental. Os resíduos produzidos, em geral, de composição diversificada, frequentemente contêm poluentes tóxicos e resistentes aos sistemas convencionais de tratamento. Efluentes provenientes de indústrias de corantes, ou de processos envolvendo tingimento, quando não tratados, podem diminuir a transparência da água e impedir a penetração da radiação solar, interferindo na absorção da luz modificando as atividades fotossintetizantes da biota aquática. Além disso, podem apresentar potencial de mutagênese e carcinogênese em organismos que entrarem em contato com o corante, ou seus resíduos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial de descoloração do corante RBBR, utilizando leveduras do acervo do laboratório de bioquímica da UFRB isoladas do Rio Subaé. As leveduras foram plaqueadas em meio sólido Sabouraud e após incubação por 72 horas foram realizadas suspensões em solução salina a 0,85%. A padronização do inoculo, com densidade ótica de 0.8, foi realizada em espectrofotômetro no comprimento de onda de 600 nm. Alíquotas de 5ml da suspensão de leveduras foram adicionadas em cada Erlenmeyer contendo Meio Normal de Descoloração (MND) acrescido do corante na concentração de 25 ppm. Como controle, foi utilizado o MND acrescido do corante sem o inoculo. A cada 24 horas, alíquotas de 3 ml foram retiradas e centrifugadas por 20 minutos a 5000 rpm. Os parâmetros observados foram a coloração do meio de cultura, a coloração da biomassa e a porcentagem de descoloração. A porcentagem da descoloração foi obtida analisando o sobrenadante em espectrofotômetro no comprimento de onda de 595 nm. Do total de 72 leveduras, 6 isolados foram capazes de descolorir o corante RBBR durante 24 horas de incubação. As porcentagens de descoloração desses isolados variaram de 78,8 a 92,9%, com destaque para a cepa LSJ 10. Assim, pode-se concluir que estes isolados apresentam bom potencial para biorremediação deste corante.


Palavras-chave:  Biorremediação, Corante industrial, Fungos